Com a meta de proporcionar maior segurança nas fundações de edifícios de múltiplos andares, favorecendo também a redução do tempo de execução, a Dynamis Techne foi contratada para participar de uma prova de carga instrumentada de uma estaca de fundação de um edifício residencial de 27 pavimentos, ficando responsável pela instrumentação e monitoração da estaca.
Neste trabalho, foi realizada a instrumentação, de uma estaca metálica de um bloco de fundação, om extensômetros elétricos em várias seções ao longo do seu comprimento. A estaca foi monitorada durante a execução da cravação e continuamente durante a prova de carga estática da estaca, com o objetivo principal de se obter de forma precisa, as parcelas referentes à resistência de ponta e ao atrito lateral nas diversas camadas atravessadas pela estaca.
A estaca instrumentada é constituída por perfil metálico laminado padrão ASTM A572 Gerdau 50, do tipo HP310x79, de fabricação da Gerdau Açominas, com comprimento total de 30m, sendo 29m cravados. Para aferição da parcela de resistência devido ao atrito lateral na estaca ao longo da profundidade, instrumentou-se a mesma dividindo-se em 5 (cinco) seções, sendo a primeira localizada a 2,0m da ponta da estaca e as demais divididas a cada 6,0m. Para a aquisição dos dados, em cada seção, instalou-se 03 (três) extensômetros de resistência elétrica (strain gages), sendo 01 (um) extensômetro (SG – Strain Gage) a prova d’água instalado na alma do perfil, próximo à mesa do elemento, disposto de modo a obter as deformações da estaca no sentido longitudinal; e 02 (dois) extensômetros convencionais, também instalados na alma do perfil, próximo à mesa do elemento (na posição oposta e simétrica ao outro extensômetro), dispostos de modo a obter as deformações da estaca no sentido longitudinal e transversal (0º e 90º).
Para mais detalhes sobre este trabalho, veja o artigo abaixo técnico abaixo:
ALENCAR JUNIOR, J. A.; DE SOUZA, R. M.; COMIN, C.; BANHA, G. S.; TAGLIARINI, E. M. Apresentação e Interpretação de Prova de Carga Monitorada em Perfil Metálico para Fundação de Prédio Alto na Cidade de Belém-PA. Seminário de Engenharia de Fundações Especiais e Geotecnia, 2015, São Paulo. Anais do SEFE8, 2015. v. Único. p. 100-100
Saiba mais sobre a importância de provas de carga em estacas, nas páginas abaixo:
Veja também um trabalho sobre monitoração de um edifício de 15 andares realizado pela Dynamis Techne
