Avaliação do Muro de Contenção de Marahu – Impax

Em decorrência dos danos observados na estrutura do Muro de Contenção da Orla da Praia do Marahu em Mosqueiro, em janeiro de 2018, a Dynamis Techne foi contratada pela construtora IMPAX, responsável pela execução da obra, para fazer a avaliação do projeto estrutural e geotécnico da estrutura de contenção, a fim de determinar as causas para os problemas observados. A estrutura de contenção tem a função de proteger a região contra o processo de erosão provocado pelas ondas.

Nova Loja Assaí Atacadista na Região Metropolitana de Belém

O Grupo Pão de Açúcar abriu mais uma unidade do Assaí Atacadista na Região Metropolitana de Belém-PA (RMB). A nova loja localiza-se na BR-316, em Ananindeua, próximo ao Atacadão BR, em frente ao Posto (barreira) da Polícia Rodoviária Federal. A construtora responsável pela construção foi a Telmec Engenharia. A Dynamis Techne foi contratada para desenvolver o projeto do sistema de reação e realizar provas de carga estática em 2 estacas do tipo hélice contínua monitorada, seguindo as recomendações da norma NBR 12131:2006 (Prova de Carga Estática – Método de Ensaio).

Tanques de Combustível – Ipiranga Produtos do Petróleo S.A.

Com a meta de ampliar a sua capacidade de armazenamento e comercialização, a Ipiranga Produtos de Petróleo S/A está construindo três novos tanques de combustível na base localizada na Rodovia Arthur Bernardes, na região do Porto de Miramar.  Visando avaliar a qualidade das fundações construídas, a Ipiranga  contratou a Dynamis Techne para a realização de provas de carga em seis estacas das fundações dos três novos tanques de combustíveis, objetivando a obtenção da capacidade de carga das fundações destes tanques. Como se trata de uma área classificada, com risco de explosão, a Dynamis Techne buscou uma inovação no ensaio, utilizando um sistema de monitoramento remoto com base em registro de imagens através de webcam.

Sistema de Correia Transportadora – Hydro-Alunorte

A maior fabricante de alumina do mundo, Hydro-Alunorte, visando contribuir com o meio ambiente e sustentabilidade, instalou em sua fábrica em Barcarena, o Projeto Filtro Prensa e ampliou sua área para Depósito de Resíduos Sólidos com o projeto DRS2. Além disso, foi também instalada uma correia transportadora tubular para realizar o transporte dos resíduos sólidos do filtro prensa até o depósito. Durante a obra, a Hydro-Alunorte contratou a Dynamis Techne para atuar no controle de qualidade de execução das fundações do sistema de correia transportadora, executando uma prova de carga estática em uma estaca tipo hélice contínua, objetivando a obtenção  da capacidade de carga das fundações da obra.

Edifício do Ministério Público Federal – Quadra Engenharia

O Ministério Público Federal contratou a Quadra Engenharia para a construção do anexo à sede da Procuradoria Geral da República, que consiste em um edifício de 9 pavimentos com uma área construída de 10.062,90 m². A Dynamis Techne atuou no controle de qualidade de execução das fundações desta relevante obra, executando duas provas de carga estáticas em estacas tipos hélice contínua com 13 m de comprimento e 60 cm de diâmetro, objetivando a obtenção da capacidade de carga das fundações da obra.

Ponte Ferroviária sobre o Córrego Seco – MRS

A ponte ferroviária sobre o Córrego Seco, localizada no município de Sarzedo – MG, possui vão de cerca de 10m, com vigas de alma cheia rebitadas. Ela é uma das OAEs (Obras de Arte Especiais) da malha ferroviária operada pela MRS – Logística (uma das mais importantes concessionárias do Brasil). A Dynamis Techne foi recentemente contratada pela MRS para fazer uma avaliação desta ponte, com base em inspeção visual, instrumentação e modelagem computacional.

Avaliação do Antigo Edifício da Receita Federal em Belém

Por volta das 23h00m do dia 26 de agosto de 2012, teve início um incêndio no antigo prédio da Receita Federal, localizado na Travessa Gaspar Viana, nº 485, na esquina da Av. Presidente Vargas, no centro de Belém-PA. Na época, o edifício era a sede do Ministério da Fazenda no Estado do Pará, onde funcionava a Receita Federal e outros orgãos públicos (CGU, SERPRO, ABIN/PA, MP). Em função dos danos observados, após o sinistro foi  contratada  em dezembro de 2012,  uma empresa de engenharia para realizar uma avaliação técnica da estrutura, abrangendo a elaboração de laudo estrutural e projetos de recuperação e reforço da mesma.

Estação de tratamento da Cosanpa na Av. Arthur Bernardes

A Dynamis Techne, em parceria com a In Loco Engenharia, foi contratada para atuar no controle de qualidade de execução das fundações da obra, executando cinco provas de carga estáticas em estacas tipos raiz de 31 cm e 25 cm, com o objetivo de determinar o comportamento carga x deslocamento das estacas, com a finalidade de determinação da capacidade de carga destas estacas. O ensaio de prova de carga consiste, basicamente, em aplicar cargas estáticas à estaca e registrar os deslocamentos correspondentes.

Loja do Grupo Pão de Açucar em Belém

O Grupo Pão de Açucar abriu em 09/12/2016 uma nova unidade da sua rede de atacado de autoserviço em Belém, o Assai Atacadista, a qual possui 99 lojas no país. A nova unidade foi construída na esquina da Av. Mario Covas com a Av. Centenário, e  tem uma área de 50 mil metros quadrados. A responsável pela construção foi a Construtora Métron. Foram cravadas cerca de 4.000 estacas, e a Dynamis Techne foi contratada para realizar provas de carga estática em 5 estacas, de acordo com os critérios de norma NBR 12131:2006 (Prova de Carga Estática – Método de Ensaio).

Ponte Ferroviária Funil sobre o rio Paraopeba – MRS

A ponte ferroviária Funil, sobre o Rio Paraopeba, localizada no município de Mário Campos – MG, entre as estações  Souza Noschese e Mario Campos, no Ramal do Paraopeba, possui vão de cerca de 50m, em seção caixão metálico. Ela é uma das OAEs (Obras de Arte Especiais) da malha ferroviária operada pela MRS – Logística (uma das mais importantes concessionárias do Brasil). A Dynamis Techne foi recentemente contratada pela MRS para fazer uma avaliação desta ponte, com base em inspeção visual, instrumentação e modelagem computacional.

Ponte Ferroviária sobre o Estreito dos Mosquitos – VALE

A EFC – Estrada de Ferro Carajás que interliga a Província Mineral de Carajás ao Porto de Ponta da Madeira, em São Luis – MA, é uma das mais importantes e modernas ferrovias do mundo. Umas das principais OAEs (Obras de Arte Especiais) da EFC é a ponte sobre o Estreito dos Mosquitos, localizada em São Luis-MA. Resultados de uma avaliação de integridade estrutural coordenada pelo Eng. Remo M. de Souza (sócio da Dynamis Techne), indicaram a necessidade de substituição da treliça metálica do vão principal.

Ponte Ferroviária sobre o Rio Mearim – VALE

A ponte ferroviária sobre o rio Mearim, localizada entre os municípios de Vitória do Mearim, é uma das principais OAEs (Obras de Arte Especiais) da Estrada de Ferro Carajás. ?A partir de uma avaliação de integridade coordenada pelo Eng. Remo M. de Souza (sócio da Dynamis Techne), foi indicada a substituição da treliça metálica do vão principal.

Torre Residencial de 14 Pavimentos

Contribuindo com o aprimoramento de técnicas de avaliação de comportamento estático e dinâmico de edifícios residenciais de múltiplos andares, a Dynamis Techne realizou uma avaliação estrutural de uma torre de 14 pavimentos, empregando sensores para medida de vibrações (acelerações) e deformações.

Píer 300 do Porto de Vila do Conde – CDP

No dia 06/10/2015, o Navio Libanês Haidar, que havia sido carregado com cerca de 5 mil bois vivos, enquanto ainda atracado no Píer 300 do Porto de Vila do Conde, adernou e acabou naufragando.  Em função do acidente ocorrido, algumas estacas do porto foram danificadas, e a CDP – Companhia Docas do Pará,  contratou a Dynamis Techne, em caráter emergencial, para realização de uma avaliação de integridade estrutural do Píer 300.

Nova Ponte Ferroviária sobre o Rio Tocantins – PROGEN/VALE

Contribuindo com o objetivo da VALE de duplicar a EFC (Estrada de Ferro Carajás),  a Dynamis Techne prestou diversos trabalhos de consultoria para a PROGEN referentes ao projeto da Nova Ponte Ferroviária sobre o Rio Tocantins. A nova ponte será brevemente construída em Marabá, paralelamente à ponte existente e terá 2.310m de extensão, com vão máximo de 79m.

Pontes da Av. João Paulo II – Gov. Pará

O Governo do Estado do Pará, através do NGTM – Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano, contratou a Dynamis Techne, em julho de 2015, para prestar consultoria e fazer a validação (também denominada Avaliação de Conformidade de Projeto)  dos Projetos Executivos de Fundações e Estruturas das Pontes Metálicas do prolongamento da Av. João Paulo II. As pontes fazem parte do Programa Ação Metrópole.

Ponte sobre o Rio Moju – Paulitec

A Dynamis Techne foi contratada, em agosto de 2015, pela Paulitec Construções Ltda, empresa responsável pela recuperação da ponte sobre o Rio Moju (ponte Moju-Cidade), para fazer a validação (CQP – Controle de Qualidade de Projeto) do projeto de reforço, e para instrumentar e monitorar a ponte, durante a recuperação/reforço da estrutura, e durante prova de carga, contribuindo com a garantia de segurança estrutural da obra.

Torre Residencial de 27 Pavimentos

Com a meta de proporcionar maior segurança nas fundações de edifícios de múltiplos andares, favorecendo também a redução do tempo de execução, a Dynamis Techne foi contratada para participar de uma prova de carga instrumentada de uma estaca de fundação de um edifício residencial de 27 pavimentos, ficando responsável pela instrumentação e monitoração da estaca.

Terminal de Passageiros de Santarém – INFRAERO

Santarém é a principal cidade do Oeste do Estado do Pará, sendo o transporte aéreo uma das principais portas de entrada da cidade. Visando aumentar a capacidade e qualidade do atendimento do Terminal de Passageiros do Aeroporto de Santarém/PA – Maestro Wilson Fonseca, a INFRAERO contratou a Dynamis Techne para elaboração do projeto executivo de estrutura metálica e fundações da ampliação deste terminal.

Ponte Rodoferroviária sobre o Rio Tocantins – VALE

A OAE-52 (Obra de Arte Especial) sobre o Rio Tocantins é a segunda maior e a mais importante ponte Rodoferroviária do Brasil, possuindo extensão de 2340 metros, com 39 vãos de 55 metros e um vão central navegável de 77 metros. A ponte faz parte da EFC – Estrada de Ferro Carajás, interligando a Província Mineral de Carajás no Pará ao Terminal Portuário de Ponta da Madeira em São Luís, Maranhão.

Descarregador de Navios – Hydro

A Dynamis Techne executou para a Hydro (antiga Alunorte) a monitoração dinâmica do procedimento de recuperação e reforço da estrutura do Descarregador Contínuos de Navios DN-01 do porto de Vila do Conde. A equipe da Dynamis Techne também foi responsável pela elaboração do projeto de reforço, que teve como princípio um alívio de tensões utilizando o sistema de protensão Dywidag. 

Porto de Outeiro – Companhia Docas do Pará

Atendendo às necessidades da CDP – Companhia Docas do Pará, a Dynamis Techne executou diversas atividades no Terminal Portuário de Outeiro. Sempre com base na utilização de tecnologias de ponta, foram executados serviços de inspeção, extração de testemunhos, provas de cargas instrumentadas, simulações computacionais, projeto executivo de recuperação e reforço estrutural dos píeres 100 e 200 e da ponte de acesso ao terminal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s