A ponte ferroviária Funil, sobre o Rio Paraopeba, localizada no município de Mário Campos – MG, entre as estações  Souza Noschese e Mario Campos, no Ramal do Paraopeba, possui vão de cerca de 50m, em seção caixão metálico. Ela é uma das OAEs (Obras de Arte Especiais) da malha ferroviária operada pela MRS – Logística (uma das mais importantes concessionárias do Brasil). A Dynamis Techne foi recentemente contratada pela MRS para fazer uma avaliação desta ponte, com base em inspeção visual, instrumentação e modelagem computacional.

Nosso Cliente MRS Logística SA

A MRS Logística SA é uma das mais importantes operadoras logísticas do Brasil, operando a Malha Regional Sudeste, com 1.643km de extensão. As linhas da MRS Logística abrangem a mais desenvolvida região do país, interligando as cidades de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, em uma região que concentra cerca de metade do PIB Brasileiro. Hoje, a companhia está entre as maiores ferrovias de carga do mundo, com produção quase quatro vezes superior àquela registrada nos anos 1990. Quase 20% de tudo o que o Brasil exporta e um terço de toda a carga transportada por trens no país passam pelos trilhos da MRS.

A ponte Funil sobre o Rio Paraopeba

A ponte Funil possui um único vão de cerca de 50m de extensão, biapoiado em encontros de alvenaria de pedra que datam de 1914. Esta linha fazia parte da EFCB – Estrada de Ferro Central do Brasil (1925 a 1975), e posteriormente da RFFSA – Rede Ferroviária Federal SA (1975-1996) . A ponte possui seção transversal do tipo caixão de forma trapezoidal, em aço USI SAC-350, com elevada resistência à corrosão.

Para esta ponte serão realizados os seguintes serviços:

 

 

Conheça os outros trabalhos realizados em pontes ferroviárias pela Dynamis Techne: