Tanques de combustível

Com a meta de ampliar a sua capacidade de armazenamento e comercialização, a Ipiranga Produtos de Petróleo S/A está construindo três novos tanques de combustível na base localizada na Rodovia Arthur Bernardes, na região do Porto de Miramar.  Visando avaliar a qualidade das fundações construídas, a Ipiranga  contratou a Dynamis Techne para a realização de provas de carga em seis estacas das fundações dos três novos tanques de combustíveis, objetivando a obtenção da capacidade de carga das fundações destes tanques. Como se trata de uma área classificada, com risco de explosão, a Dynamis Techne buscou uma inovação no ensaio, utilizando um sistema de monitoramento remoto com base em registro de imagens através de webcam.

 

O ensaio de prova de carga, de acordo com a norma NBR12131:2006, consiste em aplicar cargas estáticas à estaca e registrar os deslocamentos correspondentes.

Nos ensaios realizados nesta obra foram utilizados os seguintes equipamentos:

  • Plataforma cargueira em estrutura metálica com capacidade de 50Ton;
  • Macaco hidráulico de 50 Ton  para aplicação de carga;
  • Bomba manual para alimentação do cilindro hidráulico (macaco);
  • Relógios comparadores (deflectômetros) com precisão de 0,01mm para medidas de recalque;
  • Manômetro  e Célula de carga para medida da carga aplicada pelo macaco;
  • Webcams para registro e transmissão dos dados dos relógios comparadores;
  • Sistema de aquisição de dados para registro da carga aplicada;

 

 

Para evitar a execução de estacas de reação, e considerando que havia grande quantidade de chapas no local da obra, as quais seriam posteriormente utilizadas para construção dos tanques, a Dynamis Techne projetou e forneceu uma plataforma cargueira em estrutura metálica com capacidade de 50Ton, para servir como sistema de reação do macaco;

Como uma inovação no ensaio, para aumentar a segurança e a confiabilidade do procedimento, se evitou a permanência de colaboradores sob a plataforma cargueira (por exigência da contratante), empregando-se um sistema de monitoramento remoto. Para isso, foram empregadas cinco câmeras do tipo webcam para registro dos dados dos relógios comparadores e do manômetro com a finalidade de envio remoto para um computador posicionado ao lado da plataforma cargueira. Isto se fez necessário pelo fato de se tratar de uma área classificada, com risco de explosão devido a presença de gases oriundos dos tanques de combustível.

O emprego de webcam para registro dos dados dos medidores de deslocamentos foi necessário, uma vez que a NBR12131:2006, que regulamenta o ensaio, estabelece no item 3.2.2.4 que:

Os deslocamentos verticais do topo da estaca (ou do bloco de coroamento) devem ser medidos simultaneamente através de quatro deflectômetros mecânicos instalados em dois eixos ortogonais“.

Ou seja, como a norma estabelece que devem ser utilizados deflectômetros mecânicos, a aquisição automática de dados não é possível, de modo que a monitoração das imagens dos relógios comparadores se mostrou a opção de monitoramento remoto mais viável.

 

 

Saiba um pouco mais sobre prova de carga estática em estacas neste link.

Em alternativa à prova de carga estática para estacas, a Dynamis Techne também realiza a prova de Carga Dinâmica em Estacas (também denominado PDA ou ECD).

Da mesma forma que é necessário fazer provas de carga em estacas, em diversas situações deve-se fazer provas de carga diretamente na estrutura.

Para solicitar uma proposta técnica/comercial entre em contato com a nossa empresa através do email contato@dyntech.com.br, ou pelos fones:

  • (91)98701-0344
  • (91)3088-8224
  • (91)3201-8022 Ramal 201