A Dynamis Techne executa reforço de Fundações com estacas do tipo Mega (também denominadas estacas prensadas, ou estacas cravadas à reação), atendendo às recomendações da norma ABNT 6122:2010, utilizando equipamentos novos e de ótima qualidade. As estacas mega consistem em uma das melhores soluções para reforço de edificações que estejam apresentando problemas de recalque diferencial cujo principal sintoma é o surgimento de fissuras, trincas, rachaduras e desaprumo de paredes. 

Estaca Mega 

As estacas mega, também denominadas estacas prensadas, ou ainda estacas cravada à reação, são constituídas por segmentos de concreto armado ou metálicos. A principal característica deste tipo de estaca é a sua cravação estática através de macaco hidráulico, reagindo contra cargueira ou estrutura existente (quando esta resiste aos esforços que serão aplicados).

A Norma NBR 6122:2010 (Projeto e Execução de Fundações)  apresenta os procedimentos executivos que devem ser seguidos para garantia da segurança e qualidade da obra. As principais recomendações são apresentadas abaixo.

Cravação

A cravação deve ser realizada através de macaco hidráulico acionado por bomba elétrica ou manual. A escolha do macaco hidráulico deve ser feita de acordo com os seguintes fatores:

  • Tipo da estaca;
  • Dimensões da estaca;
  • Características do solo;
  • Carga especificada no projeto;
  • Peculiaridades do local.

Em solos porosos a cravação pode ser auxiliada através da saturação do solo e em areia compactas com jatos de água pelo interior do segmento. Quando os segmentos forem de concreto, a emenda será feita por simples superposição ou através de solidarização especificada em projeto. As emendas de segmentos metálicos serão feitas por solda ou rosca.

Finalizada a cravação, é colocado o cabeçote sobre a estaca para permitir o encunhamento que deve ser feito por cunhas e calços.

Carga de cravação

As cargas de cravação e de encunhamento devem ser especificadas em projeto, devendo ser de no mínimo 1,5 vez a carga admissível.

Registro da qualidade dos serviços

Uma ficha de controle deve ser preenchida diariamente para cada estaca, devendo constar nesta ficha pelo menos as seguintes informações:

  1. Identificação da obra, local, número da estaca e nome do contratante e executor;
  2. Data da cravação;
  3. Tipo de estaca e característica geométricas;
  4. Ensaios de resistência do concreto, quando for o caso;
  5. Comprimento cravado da estaca;
  6. Quantidade de segmentos utilizados;
  7. Carga de encunhamento;
  8. Características do cabeçote e da estrutura de reação;
  9. Desaprumo e desvio de locação;
  10. Características e identificação de equipamento de cravação;
  11. Número e dimensão de calços;
  12. Número e dimensão de cunhas;
  13. Descrição da eventual armadura;
  14. Características de calda ou argamassa de preenchimento quando empregadas;
  15. Anormalidades de execução;
  16. Observações pertinentes.

Equipamentos

No serviço são utilizados os seguintes equipamentos:

  • Macaco hidráulico – para aplicação de carga.
  • Bomba elétrica ou manual – para alimentação do cilindro hidráulico (macaco);
  • Sistema de reação – usualmente se emprega como sistema de reação, a própria estrutura, porém, pode-se utilizar também uma plataforma carregada (cargueira), ou  estruturas fixadas ao terreno por meio de elementos tracionados;
  • Manômetros e/ou Células de carga – para medida da carga aplicada pelo macaco;
  • Máquina de solda e eletrodos – para emenda de estacas metálicas, ou estacas de concreto com anéis de ligação;

 

 

Para solicitar uma proposta técnica/comercial, entre em contato com a nossa empresa através do email contato@dyntech.com.br, ou pelos fones:

  • (91)98701-0344
  • (91)3088-8224
  • (91)3201-8022 Ramal 201