Extração e Ensaios de Corpos de Prova de Concreto e Aço

A extração e ensaio de corpos de prova de concreto e aço são etapas fundamentais para se garantir que o material utilizado na execução da estrutura atende aos requisitos mínimos de projeto. A Dynamis Techne dispõe de extratoras de corpos de prova de concreto, e utiliza prensa hidráulica para execução de ensaios mecânicos de tração, compressão axial ou diametral, flexão na compressão, cisalhamento, dobramento, etc, em materiais como argamassa, concreto, aço para construção civil, aço para construção mecânica e outros.

Tradicionalmente na avaliação de estruturas de concreto armado já construídas, se utiliza a extração de testemunhos seguidos de ensaio em prensa hidráulica para determinação precisa das propriedades mecânicas do concreto, tais como resistência e compressão, resistência à tração na flexão e módulo de elasticidade.

A extração, o preparo, o ensaio e análise dos testemunhos é realizada pela Dynamis Techne de acordo com as normas NBR7680-1:2015, Concreto – Extração, preparo, ensaio e análise de testemunhos de estruturas de concreto,  Parte 1: Resistência a compressão axial  e Parte 2: Resistência à tração na flexão.

Mais especificamente, a norma NBR 5739: 2018, Concreto – Ensaio de compressão de corpos de prova cilíndricos, especifica o método de ensaio para a determinação da resistência à compressão de corpos de prova cilíndricos de concreto moldados conforme a ABNT NBR 5738 e testemunhos extraídos conforme a ABNT NBR 7680-1. Já, a norma NBR 5738:2015, Concreto Procedimento para moldagem e cura de corpos de prova, estabelece o procedimento para moldagem e cura de corpos de prova cilíndricos e prismáticos de concreto.

Entretanto, nem sempre é possível ou viável a retirada de uma grande quantidade de testemunhos do concreto, em função de dificuldades de acesso, e/ou presença de armaduras, as quais só devem ser cortadas em situações especiais.

Como alternativa, o teste não destrutivo com esclerômetro é empregado para estimativa da resistência do concreto já endurecido, a partir apenas da medição de dureza superficial do concreto. Por outro lado, para avaliação do concreto em regiões mais afastadas da superfície, ensaios não destrutivos com equipamento de ultrassom,  têm sido empregados mais recentemente. Entretanto, a menos que se empreguem curvas calibradas para obtenção destas propriedades (resistência à compressão e módulo de elasticidade) através destes testes não destrutivos, os resultados podem não ser precisos.

A fim de contornar esses problemas, foi desenvolvido o Método SonReb, o qual combina resultados dos três ensaios (esclerometria, ultrassom e ensaios em prensa hidráulica), de modo a permitir a avaliação precisa de propriedades mecânicas do concreto (resistência à compressão e módulo de elasticidade) sem ser necessário a extração de uma grande quantidade de testemunhos. A Dynamis Techne tem grande experiência com o emprego do Método SonReb para avaliação precisa da resistência à compressão e módulo de elasticidade do concreto.