A Dynamis Techne oferece, a Construtores ou Proprietários de Obras, o serviço de “Avaliação Técnica do Projeto de Fundações”, o qual consiste na verificação/validação do projeto de fundações desenvolvido por terceiros (outros escritórios responsáveis pelo projeto da obra). O serviço tem como objetivo garantir a qualidade do projeto, e a segurança estrutural do empreendimento, e o esperado desempenho das fundações, o que se dá através da detecção/identificação de inconformidades (falhas, erros, inconsistências, etc.) que por ventura tenham ocorrido na fase de desenvolvimento deste projeto.
Busca-se com esta atividade reduzir, e até mesmo eliminar, os riscos de colapso aos quais uma edificação está sujeita devidas a falhas no projeto, as quais tem sido uma das causas de acidentes fatais com estruturas, no Brasil e no mundo.
Esta atividade é denominada Avaliação Técnica do Projeto na norma ABNT NBR 6122:2022 (Projeto e Execução de Fundações), mas também é comumente conhecida por outros nomes, tais como:
- Avaliação de Conformidade de Projeto
- Controle de Qualidade de Projeto (CQP)
- Auditoria de projeto
- Verificação de projeto
- Validação de projeto
- Revisão de projeto
- Double check
- Peer review
De acordo com a norma NBR 06122:2022 – Projeto e Execução de Fundações, a avaliação técnica do projeto é essencial nos mesmos casos em que é obrigatório a verificação do desempenho de fundações por meio de pelo menos o monitoramento de recalques medidos na estrutura. São eles:
- Estruturas nas quais a carga variável é significativa em relação à carga total, tais como silos e reservatórios;
- Estruturas com mais de 55,0 de altura de piso do térreo até a laje de cobertura do último piso habitável;
- Relação altura/largura (menor dimensão) superior a quatro;
- Fundações ou estruturas não convencionais;
A NBR 6122:2022 apresenta na seção 10 as suas exigências referentes à “Avaliação Técnica do Projeto”. De acordo com esta norma, tem-se que:
A avaliação técnica do projeto de fundações é constituída pela verificação e análise crítica do projeto, realizadas com o objetivo de avaliar se este projeto atende aos requisitos das normas técnicas vigentes aplicáveis.
A avaliação técnica do projeto de fundações deve contemplar, entre outras, as seguintes atividades, de forma integral ou parcial:
a) verificar se as premissas adotadas para o projeto estão de acordo com o previsto nesta Norma e se todos os seus requisitos foram considerados;
b) analisar as considerações de cálculo e verificar os resultados dos cálculos;
c) analisar os desenhos que compõem o projeto, inclusive os detalhes construtivos.
A avaliação técnica do projeto deve ser realizada por profissional habilitado e independente em relação ao projetista da fundação. É recomendável que o profissional escolhido para realizar a avaliação técnica do projeto possua experiência em fundações.
Este profissional deve emitir um parecer de avaliação técnica do projeto, que se torna parte integrante do projeto. O autor deste parecer responde solidariamente com o projetista pelos aspectos técnicos do projeto. Os aspectos econômicos da solução adotada não fazem parte do escopo da avaliação técnica do projeto.
A responsabilidade pela escolha do profissional que realiza a avaliação técnica do projeto cabe ao contratante do projeto de fundação. Esta responsabilidade pode ser do proprietário da obra, que, no caso de não ter os conhecimentos técnicos necessários para a escolha do profissional responsável pela avaliação técnica do projeto, pode designar um representante ou preposto para substituí-lo nesta atribuição (por exemplo, incorporador, construtor, gerenciador).
Eventuais ajustes decorrentes da avaliação são decididos em comum acordo entre o contratante do projeto de fundações, o projetista e o avaliador, respeitando todos os requisitos desta Norma.
Como boa parte dos contratantes de projeto de fundações não tem a obrigação de conhecer esta Norma, cabe ao projetista contratado alertar o seu contratante sobre a necessidade de ser realizada a avaliação técnica do seu projeto por um profissional independente
Como exemplos de trabalhos de análise técnica de projeto de fundações realizados pela equipe da Dynamis Techne, tem-se:
- Reforço da Ponte Rodoferroviária Sobre o Rio Tocantins (ponte existente), para a VALE;
- Nova Ponte Ferroviária sobre o Rio Tocantins, para a Progen/VALE;
- Pontes Metálicas do Prolongamento da Av. João Paulo, em Belém-PA, para o Governo do Estado do Pará;
- Dolfim de proteção da Ponte sobre o Rio Moju, para a Solos Consultoria e Projetos;
- Verificação do muro de contenção da praia do Marahu em Mosqueiro, para a Construtora Impax.
Assim, para proporcionar maior segurança às suas obras, contrate o serviço de “Análise Técnica do Projeto de Fundações”.
Entre em contato com a Dynamis Techne e solicite um orçamento!