Prova de carga com cilindro hidráulico de 200Tf e sistema de reação

Um dos testes mais eficientes para verificar a segurança de uma estrutura concluída é a Prova de Carga. Quando existem dúvidas quanto à estabilidade de uma estrutura, devido a fatores, dentre outros, como qualidade dos materiais de construção, utilização ou manutenção inadequada ou até mesmo uma nova utilização da edificação, diferente daquela inicialmente prevista no projeto, uma prova de carga é recomendada.

Usualmente, as provas de carga abrangem a aplicação de cargas na estrutura, seja através de pesos adicionais proporcionados por diversos materiais (sacos de areia, reservatórios de água), veículos, ou aplicação de cargas através de cilindros hidráulicos (macacos). Os resultados de interesse são, em geral, deslocamentos, deformações, tensões e esforços internos (esforço normal, esforço cortante, e momento fletor).

Os deslocamentos podem ser medidos diretamente através de medidores de deslocamentos, sejam estes mecânicos (deflectômetros ou relógios comparadores), ou eletrônicos (transdutores de deslocamentos). As deformações podem ser medidas diretamente com o emprego de extensômetros, e a partir das medidas de deformações é possível se determinar as tensões e esforços internos em uma determinada seção de um elemento estrutural.

As provas de carga podem ser estáticas ou dinâmicas. Nas provas de carga estática, o carregamento é aplicado de forma bastante lenta, de modo que podem ser desprezados os efeitos inerciais. Um exemplo de prova de carga estática em uma ponte, consiste em se posicionar veículos parados sobre uma ponte, e medir as respostas correspondentes (deformações, tensões, deslocamentos, etc).

Nas provas de carga dinâmicas, os carregamentos são aplicados de forma rápida, de modo que os efeitos inerciais podem ser consideráveis. Um exemplo de prova de carga dinâmica consiste na monitoração de passagem de veículos sobre uma ponte em velocidade usual de tráfego, e as respostas correspondentes (deformações, tensões, deslocamentos, acelerações, etc), que variam muito rapidamente devem ser registradas com um sistema automático de aquisição de dados.

Conheça alguns dos trabalhos nos quais a Dynamis Techne realizou provas de carga em estruturas.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s