A instrumentação/monitoração de estruturas e fundações com transdutores de deslocamentos (sensores medidores de deslocamentos) permite a medição em tempo real de movimentos/recalques em uma estrutura e/ou fundação com altíssima precisão. Em pontes por exemplo, é possível medir em tempo real, movimentações sobre os apoios, juntas de dilatação, ou em qualquer ponto com uma referência fixa (em certos casos, é possível medir, inclusive, a flecha máxima no meio do vão). Empregando-se dois ou mais transdutores, também é possível se medir rotações nos apoios. Em fundações, é possível se medir movimentos das estacas ou dos blocos sobre as estacas.
Os transdutores de deslocamentos podem ser utilizados em substituição aos relógios comparadores (deflectômetros mecânicos), em provas de carga, por exemplo. A grande vantagem de se utilizar os transdutores de deslocamentos consiste na possibilidade de leitura automática dos dados através de um sistema de aquisição de dados, e a possibilidade de monitoração contínua à distância.
Conheça alguns dos trabalhos nos quais a Dynamis Techne empregou transdutores de deslocamentos, para monitoração de movimentação da estrutura e/ou recalques nas fundações.