medição de movimentação da junta do apoio de ponte ferroviária

A instrumentação/monitoração de estruturas e fundações com transdutores de deslocamentos (sensores medidores de deslocamentos) permite a medição em tempo real de movimentos/recalques em uma estrutura e/ou fundação com altíssima precisão. Em pontes por exemplo, é possível medir em tempo real, movimentações sobre os apoios, juntas de dilatação, ou em qualuer ponto com uma referência fixa (em certos casos, é possível medir, inclusive a flecha máxima no meio do vão). Empregando-se dois ou mais transdutores, também é possível se medir rotações nos apoios. Em fundações é possivel se medir movimentos das estacas ou dos blocos sobre as estacas. Ressalta-se que a Dynamis Techne é a única empresa da Região Norte do Brasil que realiza instrumentação de estruturas com transdutores de deslocamentos. 

Os transdutores de deslocamentos podem ser utizados em substituição aos relógios comparadadores (deflectômetros mecânicos), em provas de carga, por exemplo. A grande vantagem de se utilizar os transdutores de deslocamentos consiste na possibilidade de leitura automática dos dados através de um sistema de aquisição de dados, e a possibilidade de monitoração contínua à distância.

Conheça alguns dos trabalhos onde a Dynamis Techne, empregou transdutores de deslocamentos, para monitoração de movimentação da estrutura e/ou recalques nas fundações.