A Dynamis Techne desenvolveu os projetos estruturais e de fundações de um Terminal de Uso Privativo – TUP a ser construído no município de Santarém – PA. O terminal foi concebido para operar granéis sólidos de origem vegetal (soja e milho) e será composto essencialmente de:

  • quatro armazéns do tipo fundo chato com capacidade de armazenar 110.000 ton cada, podendo movimentar até 7.920.000 ton de soja por ano.
  • seis tombadores de carretas com capacidade para receber bi-trens, destinados a fazer a recepção da carga.
  • edificações de apoio diversos tais como guarita, oficina e edifício administrativo.
  • sistema de correias transportadoras.
  • instalação portuária para atracação de navios do tipo Panamax de 60.000 DWT e 12,00 m de calado, com a utilização de três torres de carregamento com capacidade nominal de 3.000 T/h.

O acesso hidroviário ao terminal se fará pelo Rio Amazonas, que tem profundidades superiores a 12 metros. O canal de acesso é natural e tem largura média de 1300 metros e profundidade de até 15 metros. As embarcações chegarão e sairão pela calha norte do rio Amazonas. As áreas e instalações portuárias no terminal em questão se fazem necessárias em função da grande quantidade de mercadorias que se necessita escoar pelos terminais brasileiros, mas que encontra grandes dificuldades de infraestrutura adequada e eficiente para recebê-los. Nesse contexto, este TUP, no município de Santarém – PA apresenta uma previsão de movimentação de cerca de 7,92 milhões de toneladas de granéis sólidos de origem vegetal por ano.

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s