Ensaios Não Destrutivos em Estruturas Metálicas

Aplicação do Líquido Penetrante

A Dynamis Techne realiza vários tipos de ensaios não destrutivos (END), tanto em estruturas metálicas quanto em estruturas de concreto. A empresa tem grande experiência na realização dos seguintes ensaios em estruturas em aço e ligações soldadas: Ensaio Visual (EV), Líquidos Penetrantes (LP), Partículas Magnétiscas (PM), Ensaio com Ultrassom (US).

Solicite seu Orçamento

Os principais Ensaios Não Destrutivos (END) executados pela Dynamis Techne para avaliação de estruturas metálicas (pontes rolantes, pontes rodoviárias e ferroviárias, passarelas, galpões, edifícios industriais, tanques, vasos de pressão, guindastes, etc.) são:

  • Ensaio visual (EV) –  consiste em um método de Ensaio Não Destrutivo (END) que usa a visão, com auxílio ou não de outros dispositivos (lupas, binóculos, boroscópios, etc.),  para detectar, localizar e avaliar descontinuidades ou defeitos (tais como trincas, porosidades, corrosão, deformação excessiva, etc.) que aparecem na superfície do material sob teste (por exemplo juntas soldadas, ligações aparafusadas, etc.). Embora, o ensaio visual seja considerado o END mais antigo e de menor custo, ele é também considerado um dos mais importantes, sendo aplicável em todas as etapas da construção ou sequência de fabricação. Na inspeção de qualquer componente de uma estrutura, se a inspeção visual por si só for suficiente para revelar as informações necessárias para a tomada de decisão, outros métodos de END podem não ser mais considerados necessários. O ensaio visual pode ser aplicado em qualquer tipo de peça ou componente, ou elemento estrutural. O Ensaio é realizado de acordo com as recomendações da Norma ABNT NBR NM 315:2017 (Ensaios Não Destrutivos – Ensaio Visual – Requisitos e Práticas Recomendadas);
  • Líquido Penetrante (LP) – O método de ensaio por líquidos penetrantes proporciona um meio para a detecção de descontinuidades que afloram à superfície dos materiais. O líquido penetrante é aplicado uniformemente sobre a superfície da peça a ser ensaiada, permitindo que ele penetre nas descontinuidades existentes. Após um período adequado de tempo, o excesso de penetrante é removido da superfície, e esta é submetida à secagem. Em seguida, aplica-se o revelador, cuja finalidade é absorver o penetrante retido nas descontinuidades, provocando um manchamento nos pontos em que ocorrer a absorção. A peça, a seguir, deve ser submetida a uma inspeção visual, para detectar a presença ou a ausência de descontinuidades. O Ensaio é realizado de acordo com as recomendações das normas ABNT NBR 15691 “Ensaios não destrutivos – Líquido penetrante – Prática padronizada” e ABNT NM 334:2012 “Ensaios não destrutivos – Líquidos penetrantes – Detecção de descontinuidades”. A norma ABNT NBR 15691 estabelece os requisitos mínimos para conduzir ensaios por líquido penetrante em metais não porosos e componentes não metálicos. A norma ABNT NM 334:2012 estabelece o procedimento para a realização do ensaio não destrutivo por líquido penetrante para detecção de descontinuidades abertas à superfície, em materiais não-porosos, metálicos e não-metálicos.
  • Partículas Magnéticas (PM) – o ensaio por partículas magnéticas é utilizado na localização de descontinuidades superficiais e sub-superficiais em materiais ferromagnéticos. Ele pode ser aplicado tanto em peças já acabadas, quanto semi-acabadas e durante as etapas de fabricação. O Ensaio é realizado de acordo com as recomendações da norma ABNT NBR NM 342:2014 “Ensaios não destrutivos – Partículas Magnéticas – Detecção de descontinuidades”.  Os ensaios são realizados geralmente utilizando-se a técnica de Yoke com pernas articuladas
  • Ensaios com ultrassom (US) – o ensaio por ultrassom é realizado de acordo com as recomendações da norma ABNT NBR NM 336:2012 “Ensaios não destrutivos – Ultrassom em solda – Procedimento”, a qual estabelece as condições mínimas exigíveis para a realização do ensaio não destrutivo por meio do método de ultrassom realizado em junta soldada, utilizando método de correção de amplitude pela distância (DAC/TCG). A referida norma aplica-se à inspeção de solda através de instrumento de medição manual, semi-automática ou automática, utilizando a técnica de pulso-eco.
  • Ensaio de extensometria (ET) – este ensaio consiste na instalação de extensômetros elétricos de resistência (strain-gages) em uma estrutura ou componente mecânico, visando a medição em tempo real de deformações e tensões reais decorrentes de um determinado carregamento. Quando são instalados vários sensores em uma mesma seção de um elemento estrutural, também é possível se determinar os esforços internos (esforço normal, esforço cortante, momento fletor e momento torçor) nesta seção.

Qualificação e Certificação de Pessoal

A norma ABNT NBR NM/ISO 9712 (Norma Mercosul) especifica os requisitos necessários para a qualificação e certificação de pessoas para realizar ensaios não destrutivos (END) industriais. Esta norma abrange a proficiência de diversos ensaios, incluindo os acima relacionados (EV, LP, PM, US e ET). Veja mais detalhes sobre a qualificação e Certificação de inspetores de ensaios não destrutivos neste artigo.

Deixe uma resposta