Atendendo às necessidades da CDP – Companhia Docas do Pará, a Dynamis Techne executou diversas atividades no Terminal Portuário de Outeiro. Sempre com base na utilização de tecnologias de ponta, foram executados serviços de inspeção, extração de testemunhos, provas de cargas instrumentadas, simulações computacionais, projeto executivo de recuperação e reforço estrutural dos píeres 100 e 200 e da ponte de acesso ao terminal.

O Terminal

porto-de-outeiro-sotave
Vista aérea do Terminal Portuário de Outeiro

 

O Terminal Portuário de Outeiro, localizado na Ilha de Caratateua, no Pará, foi construído pela empresa Sotave Amazônia Química Mineral S.A., entre 1980 e 1981. Em 1988, o Terminal, que fora construído para funcionar na importação/exportação de granéis sólidos, para atender à movimentação de fertilizantes, após 17 anos sem uso, foi desapropriado e passou a ser administrado pela Companhia Docas do Pará a partir de dezembro de 2002.

O Terminal deve constituir-se em rota alternativa à exportação de grãos da fronteira agrícola em expansão na região e Centro-Oeste brasileiro, além de garantir também um caminho mais viável para a exportação de outros produtos.

Descrição das estruturas

O porto é composto por dois píeres, 100 e 200, cada um com dois berços de atracação, e uma ponte de acesso, todos em concreto armado. Uma descrição mais detalhada é apresentada a seguir.

Ponte de acesso

A ponte de acesso, em concreto armado, possui infraestrutura composta de 84 estacas octogonais de concreto armado com φ=0,65m, com comprimentos na faixa de 21 a 29m. A superestrutura é em concreto armado parcialmente “pré-moldado”, com previsão de local apropriado para instalação para futura tubovia, ou sistema de correia transportadora.

A ponte possui doiis trechos distintos, com larguras diferentes conforme descrição abaixo.

Primeiro trecho da Ponte

O primeiro trecho da ponte de acesso liga a margem do terreno ao píer de barcaças, medindo 144,00m de comprimento, com largura total de 10,70m e pista de rolamento de 7,00 m. Foram executados cerca de 24.000 m³ de enrocamento.

Segundo trecho da Ponte

O segundo trecho da ponte de acesso liga o píer de barcaças ao de navios, medindo 192,50 m de comprimento, com largura total de 7,40 m e pista de rolamento de 3,50 m.

Píer 200

Destinado para operações com barcaças, construído em concreto armado com dois berços de atracação, medindo 175,35 m de comprimento, largura de 23,45 m e projetado para  sobrecarga de 2,5 t/m². A infra-estrutura  é composta de 171 estacas octogonais de concreto armado com φ=0,65 m, com comprimento médio de 26,00m. A superestrutura é composta de estrutura de concreto armado parcialmente “pré-moldada”. Os acessórios abrangem 30 cabeços de amarração sendo 23 unidades para 5,0 tf e 07 unidades para 30,0 tf, 32 conjuntos de defensas de pneus, com escudo de madeira e 212 m de trilhos.

Píer 100

Destinado para operações com barcaças e navios, construído em concreto armado com dois berços sendo um de atracação, medindo 261,00 m de comprimento, largura de 16,50 m e possuindo sobrecarga de 4,0 t/m². A infraestrutura da mesma é composta de 308 estacas octogonais de concreto armado φ=0,65, com comprimento médio de 30,00m. A superestrutura é composta de estrutura de concreto armado parcialmente “pré-moldada”. Os acessórios são compostos de 19 cabeços de amarração sendo 10 unidades para 60,0 t e 09 unidades para 100,0 t, 15 conjuntos de defensas “andino”, com escudo e 394 m de trilhos.

torre-reacao
Prova de carga com cilindro hidráulico de 200Tf e sistema de reação

 

Objetivo dos Serviços Realizados pela Dynamis Techne

A execução dos serviços realizados pela Dynamis Techne permitem a CDP que suas atividades sejam executadas com segurança e que o desempenho portuário possa ser otimizado, além de garantir que a estrutura estará apta a suportar as sobrecargas de utilização e a permitir a atracação de embarcações de grande porte (navios e comboios de barcaças) que venham a operar no terminal.

 

Veja abaixo o projeto de ampliação do Terminal Portuário de Outeiro

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s