Terminal de Uso Privativo e Complexo Industrial da Cevital

A Dynamis Techne foi contratada pela empresa Caruso Jr. para monitoração das vibrações ambientes em uma área no entorno da região portuária de Barcarena/PA, visando o licenciamento de um empreendimento constituído de um Terminal de Uso Privativo e um Complexo Agroindustrial para o grupo Cevital, o principal conglomerado privado da Argélia. O trabalho serviu para subsidiar o EIA/RIMA (Estudo de Impacto Ambiental / Relatório de Impacto Ambiental) do empreendimento. O estudo chamado de EIA/RIMA atende a legislação ambiental e tem como objetivo apresentar o empreendimento, fazer uma diagnóstico ambiental da área e, a partir dos resultados, avaliar os possíveis impactos ambientais gerados pelo empreendimento.

Para o trabalho de monitoração de vibrações ambientes, a contratante solicitou que fosse realizada monitoração de vibração em 5 pontos durante um período de 30 minutos (para cada ponto). As localizações aproximadas dos pontos monitorados podem ser observadas na figura abaixo.

 

Para a execução das medições de vibrações da região portuária de Barcarena/PA foram utilizados dois acelerômetros eletromecânicos triaxiais de marca Suiça GeoSIG, modelo AC-73, com capacidade de medir acelerações de -4g a +4g. Para a aquisição dos dados foi utilizado um sistema de monitoração também da marca GeoSIG, modelo GMSPLUS, com capacidade de aquisição de até 200 amostras por segundo. A Figura abaixo mostra um dos acelerômetros e sistema de aquisição de dados utilizados no trabalho de campo. Este sistema é amplamente utilizado na monitoração de sismos, assim como na monitoração de vibrações nos mais diversos tipos de estruturas.

 

No presente trabalho, para a definição de limites aceitáveis de vibração, foram utilizados dois métodos diferentes, a saber:

  1. Análise de conforto em acordo com a Norma ISO 2631-2:2003 (Mechanical vibration and shock – Evaluation of human exposure to whole body Vibration – Part 2: Vibration in Buldings (1 Hz to 80 Hz).
  2. Norma específica da CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. (Decisão de Diretoria nº 215/2007/E)

Enquanto a Norma específica da CETESB define apenas valores de pico aceitáveis de acordo com o tipo de localização, a norma ISO 2631 estabelece um procedimento mais criterioso sobre as vibrações ambientes.

Acelerômetros sísmicos apresentam uma grande vantagem nestes tipos de monitoração, já que o limite superior da principal faixa de frequência que causa incômodo aos seres humanos, de acordo com a norma ISO 2631, é 80 Hz.

Para solicitar uma proposta técnica/comercial entre em contato com a nossa empresa através deste link.