Qualificação e Certificação de Pessoal em END (Ensaios Não Destrutivos) de acordo com a norma ABNT NBR NM/ISO 9712:2014.

Ensaio com ultrassom

A Norma MERCOSUL ABNT NBR NM/ISO 9712:2014 especifica os requisitos necessários para a qualificação e certificação de pessoas para realizar ensaios não destrutivos (END) industriais. A sistemática especificada nesta Norma pode também ser aplicável a outros métodos de END, ou novas técnicas dentro de um método estabelecido de END, desde que exista um esquema de certificação e que este método ou técnica seja abordado por normas internacionais, nacionais ou regionais ou mesmo que o método ou técnica de END tenha demonstrado ser efetivo o suficiente para satisfazer o organismo de certificação.

Normalização

Tendo em vista que a eficácia de qualquer aplicação de ensaios não destrutivos (END) depende da capacitação das pessoas que realizam ou que são responsáveis pelo ensaio, um procedimento é apresentado na Norma MERCOSUL ABNT NBR NM/ISO 9712:2014 para assegurar um meio de avaliação e documentação da competência destas pessoas, cujas atribuições exigem conhecimento teórico e prático apropriado sobre os ensaios não destrutivos que realizam, especificam, supervisionam, monitoram ou avaliam.

Assim, quando a certificação de pessoal de END for exigida em normas, regulamentações, códigos ou especificações de produto, torna-se importante assegurar que o pessoal esteja certificado de acordo com a norma internacional ABNT NBR NM/ISO 9712:2014. Esta certificação abrange a proficiência em um ou mais dos seguintes métodos:

  1. EA – ensaio de emissão acústica;
  2. CP – ensaio por correntes parasitas;
  3. TI – ensaio termográfico infravermelho;
  4. ES – ensaio de estanqueidade (com exceção de ensaios de pressão hidráulica);
  5. PM – ensaio por partículas magnéticas;
  6. LP – ensaio por líquidos penetrantes;
  7. RI – ensaio radiográfico;
  8. ET – ensaio de extensometria;
  9. US – ensaio por ultrassom;
  10. EV – ensaio visual (com exceção de ensaios visuais diretos e ensaios visuais realizados durante a aplicação de outro método de END).

Responsabilidades do Organismo de certificação

O organismo de certificação deve obedecer aos requisitos da ISO/IEC 17024  – Conformity assessment – General requirements for bodies operating certification of persons (A](Avaliação da conformidade – Requisitos gerais para organismos que operam a certificação de pessoas).

Responsabilidades do Candidato

Os candidatos querem sejam eles empregados, desempregados ou autônomos, devem:

  1. fornecer evidência documental de ter completado um treinamento de forma satisfatória;
  2. fornecer evidência documental verificável de que a experiência requerida foi adquirida sob supervisão qualificada;
  3. fornecer evidência documental de que sua visão satisfaz os requisitos descritos no item  7.4 da NBR NM ISO 9712:2014;
  4. cumprir o código de ética publicado pelo organismo de certificação.

Responsabilidades do Profissional Certificado

Os profissionais certificados devem:

  1. cumprir o código de ética publicado pelo organismo de certificação;
  2. realizar exame anual de acuidade visual de acordo com os requisitos descritos em 7.4.a da NBR NM ISO 9712:2014, entregando os resultados ao empregador;
  3. notificar o organismo de certificação e o empregador caso qualquer uma das condições para validação do certificado não seja completamente atendida.

Níveis

Nível 1

Uma pessoa certificada no Nível 1 deve demonstrar competência para realizar um END de acordo com as instruções escritas e sob a supervisão de um profissional de Nível 2 ou 3. Dentro do escopo de competência definido no certificado, o profissional de Nível 1 pode ser autorizado pelo empregador a realizar as seguintes tarefas, de acordo com as instruções do END:

  1. preparar o equipamento de END;
  2. realizar os ensaios;
  3. registrar e classificar os resultados dos ensaios de acordo com os critérios escritos;
  4. relatar os resultados.

O profissional certificado em Nível 1 não pode ser responsável pela escolha do método ou técnica do ensaio a ser usada, e nem pela interpretação dos resultados.

Nível 2

Uma pessoa certificada no Nível 2 deve demonstrar competência para realizar um END de acordo com os procedimentos estabelecidos. Dentro do escopo de competência definido no certificado, o profissional de Nível 2 pode ser autorizado pelo empregador a:

  1. selecionar a técnica de END para o método de ensaio a ser usado;
  2. definir as limitações da aplicação do método de ensaio;
  3. traduzir códigos do END, normas, especificações e procedimentos em instruções de END adaptadas às condições reais de trabalho;
  4. preparar e verificar os ajustes dos equipamentos;
  5. realizar e supervisionar os ensaios;
  6. interpretar e avaliar os resultados de acordo com os códigos, normas, especificações ou procedimentos aplicáveis;
  7. realizar e supervisionar todas as tarefas de Nível 2 ou menor;
  8. prover orientação aos profissionais de Nível 2 ou menor;
  9. relatar os resultados dos END.

O profissional certificado em Nível 1 não pode ser responsável pela escolha do método ou técnica do ensaio a ser usada, e nem pela interpretação dos resultados.

Nível 3

Uma pessoa certificada no Nível 3 deve demonstrar competência para realizar e conduzir as operações de END para as quais está certificado. Os profissionais de Nível 3 devem demonstrar:

  1. competência para avaliar e interpretar os resultados referentes aos códigos, normas, especificações e procedimentos existentes;
  2. conhecimento prático suficiente dos materiais aplicáveis, tecnologia de fabricação, processo e produto aplicáveis para escolher os métodos de END, estabelecer técnicas de END e auxiliar assistência no estabelecimento de critérios de aceitação quando não existirem outros critérios disponíveis;
  3. familiaridade geral com outros métodos de END.

Dentro do escopo de competência definido no certificado, um profissional certificado para Nível 3 pode ser autorizado a:

  1. assumir inteira responsabilidade por uma instalação de ensaio ou centro de exame e seu pessoal;
  2. estabelecer, avaliar e validar instruções e procedimentos de END quanto ao conteúdo para verificar sua exatidão editorial e técnica;
  3. interpretar códigos, normas, especificações e procedimentos;
  4. designar os métodos específicos para o ensaio, procedimentos e instruções de END a serem utilizados;
  5. realizar e supervisionar todas as tarefas de todos os níveis;
  6. orientar os profissionais de END de todos os níveis.

Entre em contato

A Dynamis Techne (Razão Social Dyntech Engenharia Ltda) realiza os seguintes Ensaios Não Destrutivos em estruturas metálicas:

  1. PM – ensaio por partículas magnéticas;
  2. LP – ensaio por líquidos penetrantes;
  3. ET – ensaio de extensometria;
  4. US – ensaio por ultrassom;
  5. EV – ensaio visual.

Entre em contato e solicite um orçamento!!!

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Tecnologia em Engenharia de Estruturas e Fundações

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading