Usina Termelétrica Novo Tempo Barcarena

A UTE – Usina Termelétrica Novo Tempo Barcarena é um empreendimento da NFE – New Fortress Energy e CELBA Centrais Elétricas de Barcarena S.A.  O empreendimento abrange a construção da usina termelétrica a gás natural, um terminal de regaseificação e um gasoduto. A usina está em construção na área portuária do Porto de Vila do Conde, Rodovia PA-481, Km 2,3.  Ela terá potência de 605 megawatts, sendo a primeiro usina à gás natural no Estado do Pará e contribuirá com a demanda de geração de energia elétrica do País através do Sistema Nacional de Energia do Brasil. A energia será também revendida a indústrias, como por exemplo à refinaria Alunorte da empresa norueguesa Norsk Hydro, a maior fábrica de alumina do continente americano e uma das maiores do mundo, localizada no município de Barcarena-PA.

A NFE (New Fortress Energy) contratou o consórcio formado pelas empresas Toyo Setal e Mitsubishi para as obras iniciais da UTE novo Tempo. A empresa responsável pela construção das fundações é a CESBE Engenharia.

A Dynamis Techne foi contratada pela CESBE Engenharia para fazer o controle de qualidade das estacas de fundação da UTE Novo Tempo Barcarena, sendo responsável por realizar os testes PIT – Pile Integrity Test (Testes de Integridade em Estacas) em todas as estacas da obra, e Provas de Carga Estática em 16 Estacas, por amostragem, de acordo com os critérios da norma NBR 6122:2022 (Projeto e Execução de Fundações).

O ensaio de prova de carga, realizado pela Dynamis Techne de acordo com a norma NBR16903:2020 consiste basicamente em aplicar cargas estáticas à estaca e registrar os deslocamentos correspondentes.

Nos ensaios realizados nesta obra foram utilizados os seguintes equipamentos:

  • Macaco hidráulico de 150 Ton  para aplicação de carga
  • Bomba para alimentação do cilindro hidráulico (macaco)
  • Sistema de reação consistindo em três vigas de reação com disposição em “H”
  • Relógios comparadores (deflectômetros) com precisão de 0,01mm e curso de 50mm para medidas de recalque
  • Webcams para leitura e registro dos dados dos deflectômetros
  • Manômetro para medida da carga aplicada pelo cilindro hidráulico
  • Célula de Carga com mostrador Digital para medida da carga aplicada pelo cilindro hidráulico

Saiba um pouco mais sobre prova de carga estática em estacas neste link.

Em alternativa à prova de carga estática para estacas, a Dynamis Techne também realiza a prova de Carga Dinâmica em Estacas (também denominado PDA ou ECD).

A Dynamis Techne também está executando o ensaio PIT (Pile Integrity Test) – Teste de Integridade em Estacas nas estacas da UTE Novo Tempo, em Barcarena-PA.

Da mesma forma que é necessário fazer provas de carga em estacas, em diversas situações deve-se fazer provas de carga diretamente na estrutura.

Para solicitar uma proposta técnica/comercial entre em contato com a nossa empresa através deste link.