Estação de tratamento da Cosanpa na Av. Arthur Bernardes

A Estação de Tratamento de Esgoto Sanitário da Bacia do Una garantirá uma significativa melhoria no efluente lançado na Baía do Guajará. A obra, iniciada em novembro de 2013, possui três etapas, sendo que a primeira irá beneficiar cerca de 87.500 habitantes. A Dynamis Techne, em parceria com a In Loco Engenharia, atuou no controle de qualidade de execução das fundações desta importante obra, executando cinco provas de carga estáticas em estacas tipos raiz com seção transversal com diâmetro de 31cm e 25cm, com o objetivo de obter a capacidade de carga das fundações da obra.

As obras da Estação de Tratamento corresponde a um investimento de R$ 60 milhões, e abrange um complexo projeto de engenharia que receberá unidades, dispositivos e equipamentos destinados ao tratamento primário, secundário e terciário de água coletada da rede de esgotos de bairros da Região Metropolitana de Belém, para só então ser devolvida à baía do Guajará, hoje considerada seu corpo receptor.

O ensaio de prova de carga, realizado pela Dynamis Techne de acordo com a norma NBR12131:2006 (norma vigente na época do ensaio) consiste em aplicar cargas estáticas à estaca e registrar os deslocamentos correspondentes.

Nos ensaios realizados nesta obra foram utilizados os seguintes equipamentos:

  • Macaco hidráulico de 300 Ton  para aplicação de carga;
  • Macaco Hidráulico de 50 Ton para aplicação de carga;
  • Bomba elétrica para alimentação do cilindro hidráulico (macaco);
  • Sistema de reação consistindo de duas vigas de reação com formato em ”x” ;
  • Relógios comparadores (deflectômetros) com precisão de 0,01mm para medidas de recalque.
  • Manômetros para medida da carga aplicada pelo macaco;

Saiba um pouco mais sobre prova de carga estática em estacas neste link.

Em alternativa à prova de carga estática para estacas, a Dynamis Techne também realiza a prova de Carga Dinâmica em Estacas (também denominado PDA ou ECD).

Da mesma forma que é necessário fazer provas de carga em estacas, em diversas situações deve-se fazer provas de carga diretamente na estrutura.

Para solicitar uma proposta técnica/comercial entre em contato com a nossa empresa neste link.

1 comentário

Deixe uma resposta