A Dynamis Techne realiza Provas de Carga Estática em estacas, atendendo aos critérios da norma ABNT 12131:2006, utilizando equipamentos novos e de alta precisão, de modo a obter maior precisão no ensaio. Isto se dá através do emprego de tecnologia de ponta, envolvendo a a utilização de sensores elétricos tais como células de carga (para medida de carga aplicada), transdutores de deslocamentos (para medida dos recalques), e extensômetros elétricos de resistência (para obtenção das deformações/tensões nas estacas), e câmeras de monitoramento tipo webcam para registro e transmissão dos dados, e sistema automático de aquisição de sinais.
O Ensaio
A Norma NBR 12131:2006 (Prova de Carga Estática – Método de ensaio) especifica um método para executar provas de carga em estacas. O ensaio visa determinar o comportamento carga x deslocamento de uma estaca, tendo como objetivo final a determinação da sua capacidade de carga. O procedimento se aplica a todos os tipos de estacas, verticais ou inclinadas, independentemente do processo de execução e de instalação no terreno, inclusive a tubulões.
A prova de carga consiste, basicamente, em aplicar esforços estáticos à estaca e registrar os deslocamentos correspondentes.
Quando o ensaio deve ser realizado
A norma NBR-6122, no item 9.2.2.1, estabelece que é obrigatória a execução de provas de carga estática em obras que tiverem um número de estacas superior a um determinado valor (a partir de 100 estacas, por exemplo para estacas pré-moldadas de concreto ou estacas metálicas, conforme tabela 6 da norma). Quando o número de estacas for superior a este valor (especificado na norma dependendo do tipo de estaca), deve ser executado um número de provas de carga estática igual a no mínimo 1% da quantidade total de estacas, arredondando-se sempre para mais.
É necessária também a execução de prova de carga, qualquer que seja o número de estacas da obra, se elas forem empregadas para tensões médias (em termos de valores admissíveis) superiores a determinados valores indicados na tabela 6 da norma (por exemplo, 7MPa para estacas pré-moldadas de concreto).
Equipamentos
No ensaio são utilizados os seguintes equipamentos:
- Macaco hidráulico – para aplicação de carga. O macaco utilizado deve ter capacidade ao menos 20% maior que o máximo carregamento previsto para o ensaio, e curso de êmbolo compatível com os deslocamentos máximos esperados entre o topo da estaca e o sistema de reação, sendo no mínimo igual a 10% do diâmetro da estaca;
- Bomba elétrica ou manual – para alimentação do cilindro hidráulico (macaco);
- Sistema de reação – no caso de prova de carga à compressão, o sistema de reação pode ser uma plataforma carregada (cargueira); estruturas fixadas ao terreno por meio de elementos tracionados; a própria estrutura;
- Relógios comparadores (deflectômetros) e/ou transdutores de deslocamentos – para medidas de recalque. Os deflectômetros devem permitir leituras diretas de 0,01mm;
- Manômetros e/ou Células de carga – para medida da carga aplicada pelo macaco;
Em alternativa à prova de carga estática para estacas, a Dynamis Techne também realiza a prova de Carga Dinâmica em Estacas (também denominado PDA ou ECD).
Da mesma forma que é necessário fazer provas de carga em estacas, em diversas situações deve-se fazer provas de carga diretamente na estrutura.
A Dynamis Techne tem grande experiência na realização de prova de carga estática em estacas, já tendo realizado mais de 20 ensaios deste tipo. Conheça alguns dos serviços de prova de carga em estacas realizadas pela Dynamis Techne:
- Prova de carga instrumentada em uma estaca das fundações de um Edifício Residencial de 27 Pavimentos;
- Provas de carga em 5 estacas do Assaí Atacadista da Av. Mário Covas – grupo Pão de Açucar;
- Provas de carga em 5 estacas da Estação de Tratamento de Esgoto da Cosanpa – ETE UNA;
- Provas de carga em 2 estacas do novo Prédio do Ministério Público Federal;
- Prova de carga em 1 estaca das Fundações de um Sistema de Correias Transportadoras do Projeto Filtro Prensa para a Hydro/Alunorte;
- Provas de carga em 6 estacas nas fundações de três tanques de combustíveis da base da Ipiranga Produtos do Petróleo S.A.;
- Provas de carga em 2 estacas da nova Assaí Atacadista na BR-316 – grupo Pão de Açucar.
Para solicitar uma proposta técnica/comercial entre em contato com a nossa empresa através do email contato@dyntech.com.br, ou pelos fones:
- (91)98701-0344
- (91)3088-8224
- (91)3201-8022 Ramal 201