Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Pará (1989)

Master of Science (M.Sc) em Engenharia Civil – Estruturas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992)

Doctor of Philosophy (Ph.D) in Civil and Environmental Engineering, ênfase em Engenharia Estrutural, Mecânica e Materiais pela University of California at Berkeley (2000).

 Professor Associado IV – Universidade Federal do Pará – UFPA

Trabalhou como Instrutor em cursos de pós-graduação e Pesquisador pós-graduado na University of California at Berkeley entre 1997 a 2000.

Atualmente além de sócio-proprietário da Dynamis Techne, é professor associado IV da Universidade Federal do Pará – UFPA, onde atua desde 1993.

Foi coordenador, de 2003 a 2014, do Grupo de Instrumentação e Computação Aplicada a Engenharia – NiCAE/UFPA. Desde de janeiro/2015 é o vice-coordenador do Grupo.

Atuou como professor dos cursos de graduação em “Engenharia Civil”, “Engenharia Mecânica”,  “Engenharia Sanitária”, e “Engenharia Ferroviária e Logística”; nos cursos de especialização em “Computação Gráfica” e “Engenharia de Transportes”; nos cursos de mestrado em “Engenharia Civil”, “Engenharia Mecânica”, e “Engenharia de Processos Industriais” da UFPA.

Na área de Engenharia Estrutural, tem atuado principalmente nos seguintes campos: projeto de estruturas e fundações, instrumentação/monitoração para avaliação de estruturas especiais, e provas de carga em estruturas e fundações. Desenvolveu estas atividades nos seguintes tipos de estruturas: pontes e viadutos, estruturas portuárias, eclusas, edifícios residenciais/comerciais, estruturas industriais, prédios históricos, terminais de passageiros, estádios, torres de linhas de transmissão, barragens de concreto, e estruturas de contenção de orla.

Coordenou diversos projetos de pesquisa em engenharia estrutural com financiamento das seguintes agências: FUNTEC/SECTAM, CNPq, CAPES, FINEP, FAPESPA.

Desenvolveu diversos projetos de cooperação técnica na área de engenharia estrutural paras os seguintes órgãos e empresas: AHIMOR, HYDRO/ALUNORTE, ALBRÁS, REDE CELPA, ELETRONORTE, GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ, CDP (Companhia Docas do Pará) e VALE.

Desenvolveu atividades profissionais na empresa Dynamis Techne, prestando consultorias e serviços técnicos especializados, na área de estruturas e fundações, para as seguintes companhias/entidades: Infraero, Vale, MRS Logística, Ipiranga, Alunorte/Hydro, Hatch, Imerys, CDP (Companhia Docas do Pará), HBS (Hidrovias do Brasil), Progen, MPF (Ministério Público Federal), Governo do Estado do Pará, Setran, Construtora Paulitec, NGTM (Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano), TRT8 (Tribunal Regional do Trabalho da 8a Região), Construtora Métron, Grupo Assaí Atacadista (Grupo Pão de Açucar), Leal Moreira, Quadra Engenharia, Círculo Engenharia, Prime Residencial, Construfox, Caruso Jr, Cevital, Fadesp, In Loco, Solos Consultoria e Projetos, e Embraps.

Acesse alguns de seus artigos publicados aqui.

Acesse o currículo de Remo Magalhães de Souza completo na plataforma Lattes.

Acesse o perfil de Remo Magalhães de Souza na plataforma Research Gate.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s