Sócio da Dynamis Techne apresentará palestra no VII SAEC

Avaliacao de Integridade Estrutural
VII Simposio Alagoano de Engenharia Civil

O engenheiro e professor Remo Magalhães de Souza, sócio da Dynamis Techne, foi convidado pela comissão organizadora do VII SAEC, Simpósio Alagoano de Engenharia Civil, para apresentar a palestra intitulada “Avaliação de Integridade Estrutural com Monitoração Dinâmica de Pontes e Viadutos da Estrada de Ferro Carajás“, no dia 05 de outubro de 2015, as 20h50m.

O VII SAEC é promovido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Engenharia Civil da Universidade Federal do Alagoas e tem como objetivo principal criar um espaço para discussão e troca de experiências entre profissionais, pesquisadores e estudantes da Engenharia Civil no Estado. Em sua sétima edição, o evento ocorrerá entre os dias 05 e 07 de outubro de 2015 no Centro Cultural de Exposíções Ruth Cardoso, Maceió.

Vice-Diretor da Faculdade de Engenharia Ferroviária e Logística da UFPA e sócio da empresa Dynamis Techne, o prof. Dr. Remo Magalhães trará ao VII SAEC uma palestra exclusivamente sobre pontes e viadutos ferroviários, abrangendo a experiência de sua empresa e grupo de pesquisa com a análise e monitoração de cerca de 10 pontes ferroviárias da Estrada de Ferro Carajás, destacando os trabalhos realizados (de instrumentação e reforço) sobre a ponte existente sobre o Rio Tocantins, com 2.310,00m de comprimento, a que é sem dúvida um dos grandes marcos da engenharia nacional. Além disso, será apresentado também o projeto estrutural da nova ponte (a ser construída paralelamente a primeira), da qual é responsável pela revisão do projeto.

O professor Dr. Remo Magalhães tem 25 anos de experiência na área de Engenharia Estrutural, atuando principalmente nos temas: métodos computacionais para análise de estruturas (Análise Estática e Dinâmica, Linear e Não Linear), projeto estrutural e/ou avaliação experimental (instrumentação e monitoração) de grandes estruturas: pontes rodoviárias e ferroviárias, passarelas, estruturas portuárias, edifícios de múltiplos andares, estruturas metálicas de cobertura, estruturas de linhas aéreas de transmissão (torres e cabos) e barragens de concreto

Comissão Organizadora do Evento

Saiba mais sobre alguns destes trabalhos sobre pontes ferroviárias desenvolvidos pela Dynamis Techne nos links abaixo:

VII SAEC – Simpósio Alagoano de Engenharia Civil 

Os objetivos básicos do VII SAEC são:

  • Congregar os estudantes de Engenharia Civil das diversas instituições de ensino do Estado, assim como os profissionais que atuam no mercado de trabalho;
  • Promover debates sobre as novas tendências implantadas no âmbito da Engenharia Civil, ressaltando a sua sustentabilidade;
  • Ressaltar a importância da Engenharia Civil para o desenvolvimento do país.

O Simpósio terá como foco principal a apresentação de profissionais envolvidos com os diversos setores da Engenharia Civil e abrange principalmente os membros deste setor (atuantes ou em formação), dos arranjos e cadeias produtivas definidas pelo Estado. Em um âmbito maior, o evento pretende estimular a formação de profissionais de elevada qualificação técnicas, científica, tecnológica e acadêmica.

Os benefícios esperados são:

  • Expansão do acervo técnico da Engenharia no estado de Alagoas;
  • Aumento da capacidade de inovação em produtos, processos e gestão para melhor inserção no mercado consumidor;
  • Divulgação do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Alagoas, assim como do Programa de Educação Tutorial (PET) de Engenharia Civil.

Em 2009, o PET Engenharia Civil realizou o primeiro Simpósio Alagoano de Engenharia Civil (SAEC) e desde então o evento acontece anualmente, contando com a participação de profissionais e estudantes da área de engenharia civil.

  • I SAEC (2009) – 325 inscritos
  • II SAEC (2010) – 399 inscritos
  • III SAEC (2011) – 420 inscritos
  • IV SAEC (2012) – 601 inscritos

Em sua sétima edição, o SAEC continua buscando a integração entre o meio discente, docente e profissionais atuantes no mercado de Engenharia Civil, promovendo o intercâmbio do conhecimento científico e experiências adquiridas no cotidiano entre as classes envolvidas no evento. Essas e outras questões serão abordadas durante o evento através de palestras, mesa-redonda, cursos de capacitação profissional e da IV Mostra de Inovação Tecnológica. Com base na experiência de eventos anteriores, tem-se uma expectativa de participação de 400 a 500 participantes.

O VII SAEC acontecerá nos dias 05, 06 e 07 de outubro de 2015, no Centro Cultural de Exposições Ruth Cardoso, localizado no tradicional bairro do Jaraguá, na cidade de Maceió – AL.

Avaliação de Integridade Estrutural com Monitoração Dinâmica de Pontes e Viadutos da Estrada de Ferro Carajás.
Avaliação de Integridade Estrutural com Monitoração Dinâmica de Pontes e Viadutos da Estrada de Ferro Carajás.

Para mais detalhes sobre o evento, acesso os links abaixo:

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Tecnologia em Engenharia de Estruturas e Fundações

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading